Brasil e Exterior | (+55) 51 3748-3786 | [email protected]

Artigos e Notícias

APÓS BATALHA JUDICIAL COM YOKO ONO, JOHN LEMON MUDARÁ DE NOME

Karol Chamera, criador da empresa polonesa Mr Lemonade Alternative Drinks Ltd e do refrigerante vegano John Lemon, terá que mudar o nome do produto. A ordem veio da Justiça, após processo movido por Yoko Ono, viúva de John Lennon. Em… [ + Leia mais]

Construmóbil agora tem registro de marca no INPI

A Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari (Construmóbil) agora tem sua marca registrada no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). O certificado foi recebido hoje pela Haas Advogados Consultoria Jurídica, responsável pelo processo, e entregue no evento… [ + Leia mais]

Não há regras claras sobre proteção de receitas gastronômicas no Brasil

A final da 4ª temporada do programa Masterchef, exibido pela Band no fim de agosto, trouxe à tona uma velha discussão entre chefs de cozinha, agentes da indústria gastronômica e estudiosos da propriedade intelectual: afinal, pratos e receitas são protegidos… [ + Leia mais]

INPI declara ‘Bayer’ e ‘aspirina’ como marcas de alto renome

A alemã Bayer conseguiu junto ao INPI o reconhecimento de marca de alto renome para “aspirina” e “Bayer”. Ou seja, os nomes não podem ser usados para qualquer outro produto ou serviço no Brasil, segundo o advogado Luiz Edgard Montaury… [ + Leia mais]

Após batalha judicial, Crocs perde a patente de sandália mundialmente famosa

A fabricante americana de calçados Crocs perdeu uma disputa judicial pela patente do seu produto mais famoso, o tamanco de tipo clog. A empresa acusava sua maior concorrente, a USA Dawgs, e outras fabricantes de terem copiado o famoso design… [ + Leia mais]

Publicidade comparativa sob a ótica da violação marcária

Em recente julgado, a ministra do Superior Tribunal de Justiça Nancy Andrighi decidiu questão envolvendo propaganda comparativa realizada pela empresa Spectrum Brands Brasil Indústria e Comércio de Bens de Consumo, que utilizou a marca Duracell nas embalagens do produto Rayovac… [ + Leia mais]

Marketing Sensorial – O que ele pode fazer pela sua marca

O Visual Merchandising é uma pratica utilizada pelo varejo para apresentar a sua loja e produtos da melhor maneira possível. Por essa razão, muitos pontos são levados em consideração quando o assunto é “visual” como por exemplo: vitrines, araras, nichos,… [ + Leia mais]

Propaganda ao extremo: marcas passam da embalagem à comida

Nova York – Talvez seja uma reação ao mundo extremamente artesanal em que vivemos. Ou talvez seja uma extensão dele, o próximo passo da personalização de produtos. Restaurantes dos EUA estão levando a marca — que antigamente aparecia em tudo,… [ + Leia mais]

Medidas para melhorar desempenho do INPI são apresentadas durante evento da CNI

O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, apresentou as medidas para melhorar o desempenho do Instituto no 1º Seminário de Propriedade Intelectual da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no dia 6 de junho, em São Paulo. O evento foi promovido… [ + Leia mais]

TRF-4 nega liminar para incluir expressão “gourmet” em laticínios

Uma fábrica de laticínios não conseguiu na Justiça incluir as expressões “gourmet” e “linha speciale” nas embalagens de seus produtos. A empresa recorreu ao Judiciário após ter o pedido negado no Ministério da Agricultura. De acordo com o desembargador federal Cândido… [ + Leia mais]