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Soma do valor das marcas brasileiras mais valiosas cresce 70%
A soma do valor das 60 marcas mais valiosas do ranking anual BrandZ Brasil, realizado pela WPP, Kantar, Kantar Vermeer e Kantar Millward Borwn totalizou US$ 53,1 bilhões de dólares. Comparado com 2016 houve uma recuperação de 70%, demonstrando uma tendência de crescimento que havia sido observada desde 2014 e que foi interrompida no ano passado.
“Depois de mais de uma década analisando marcas na Kantar e na WPP comprovamos a importância da construção de marca para enfrentar cenários economicamente complicados. As marcas brasileiras que reconheceram o valor dessa premissa cresceram, em alguns casos de mais de 100% de seu valor. Isso, em conjunto, permitiu um crescimento de 70% das TOP 50 marcas em comparação ao ano passado – depois de uma queda de 30% em 2016. Esta é uma mensagem positiva que reflete a expectativa do mercado de uma recuperação do Brasil.” aponta Sonia Bueno, CEO da Kantar.
Pelo quinto ano consecutivo, a Skol se manteve posicionada como a marca mais valiosa do Brasil. Com um valor de US$ 8,1 bilhões. Em segundo lugar vem Bradesco, que subiu duas posições em relação ao ano passado, com um valor de US$ 4,4 bilhõese um crescimento de 131%. Para completar o Top 3 está Brahma com um valor de US$ 4,3 bilhões e um crescimento de 34%.
Pela primeira vez este ano o ranking inclui na análise as marcas de capital fechado. A decisão se deu principalmente ao fato de que em nosso mercado existem marcas de capital fechado bastante valiosas, como por exemplo, IKEA e Ferrero, que não poderiam ser avaliadas. “Já havíamos inovado anteriormente em relação aos outros rankings, considerando inputs no valor de marca na mais robusta pesquisa de mercado de mais de 3 Milhões de consumidores chamada BrandZ. Agora, inovamos novamente pois consideramos as marcas que são valiosas, independente de serem ou não públicas, mantendo o rigor financeiro da metodologia” explica Eduardo Tomiya, CEO da Kantar Vermeer na América Latina.
Devido à mudança, 15 novas marcas passaram a fazer parte do ranking top 60, sendo duas delas no Top 10. Globo com um valor de US$ 4,1 bilhões e Ypê com um valor de US$1,1 bilhão.
Top 10 das marcas mais valiosas do Brasil 2017 (em millhões de dólares):
# | Brand | 2016 | 2017 | Variação |
1 | Skol | 6,743 | 8,146 | 21% |
2 | Bradesco | 1,920 | 4,438 | 131% |
3 | Brahma | 3,269 | 4,385 | 34% |
4 | Itaú | 1,875 | 4,359 | 133% |
5 | Globo (*) | 4,123 | ||
6 | Antarctica | 1,383 | 2,854 | 106% |
7 | Sadia | 2,010 | 1,884 | -6% |
8 | Bohemia | 1,153 | 1,570 | 36% |
9 | Natura | 826 | 1,256 | 52% |
10 | Ypê (*) | 1,132 |
As marcas que mais cresceram no Brasil
A Renner foi a marca que teve o maior crescimento no Brasil com uma variação de +168% (número 17, US$ 684 milhões. Em segundo lugar está Adria +159% (número 49, US$ 211 milhões), seguida pela Anhanguera +138% (número 34 US$ 333 milhões), Itaú +133% (número 4,US $4,3 bilhoes), Bradesco +131% (número 2, US$4,4 bilhões), Droga Raia +125% (número 23, US$ 491 milhões), Friboi +122% (número 50,US$208 milhões), Drogasil +122% (número 20, US$ 624 milhões), Arezzo +116% (número 59, US$ 163 milhões e Fleury +112% (número 51, US$206 milhões) .
Bens de consumo e serviços financeiros foram os setores mais fortes do BrandZ Brasil. A soma do valor das marcas de Bens de Consumo foi de US$ 24 bilhões em 2017 (+40% vs. 2016), o que equivale a quase 50% do total das marcas mais valiosas do Brasil. Destacam-se no setor as marcas de cerveja como Skol e Brahma. Esta é mais uma prova que empresas com marcas fortes podem mais rapidamente sair da crise que o mercado, sendo um ativo bastante relevante da empresa.
Em segundo lugar em importância está o setor financeiro, com US$10,9 bilhões (+132% vs. 2016), que equivale a 21% do ranking; liderado por Bradesco, Itaú, Cielo e Caixa.
O terceiro setor em termos de desempenho foi o Varejo com um valor de US$5,2 bilhões (+105% vs. 2016) determinado principalmente pelo êxito de marcas como Lojas Americanas, Renner, Netshoes, Drogasil e Droga Raia.
As marcas mais fortes do Brasil
Paralelamente à análise das marcas mais valiosas do Brasil, WPP, Kantar, Kantar Vermeer e Kantar Millward Brown também analisaram as marcas mais fortes com base no fator Brand Strength. Nesta premiação busca-se entender a força da marca na mente dos consumidores. Para tal, usamos uma pesquisa com mais de 500 marcas, 33 categorias e com mais de 14,000 entrevistados. Com base no modelo MDF – Maeninful Different Framework – da Kantar Millward Brown, a referencia absoluta em quantificação de força de marca, classificamos as marcas pelo Brand Strenght Factor.
Segundo esta análise, o Google se posicionou – pelo segundo ano consecutivo – em primeiro lugar com 100 no Brand Strength Index, e o Facebook em segundo (98.4). A marca de consumo Omo (93.9 ) avançou uma posição tomando o terceiro lugar de Trident (85.3) que agora ocupa o quarto lugar. Outras marcas como Coca Cola (77.0), Colgate (62.7), Oral-B (58.0) e Nescafé (56.7) permanecem na mesma posição no ranking e novas marcas entraram no disputado top 20: Heineken (44.5), Dorflex (38.2) e Nike (35.6).
Top 20 das marcas mais fortes do Brasil – 2017:
# | Brand | Brand Strength Index | Posição em 2016 |
1 | 100.0 | 1 | |
2 | 98.4 | 2 | |
3 | Omo | 93.9 | 4 |
4 | Trident | 85.3 | 3 |
5 | Coca-Cola | 77.0 | 5 |
6 | Colgate | 62.7 | 6 |
7 | Oral-B | 58.0 | 7 |
8 | Nescafé | 56.7 | 8 |
9 | Apple | 56.3 | 14 |
10 | Samsung | 55.9 | 9 |
11 | Guaraná Antarctica | 54.8 | 13 |
12 | Heineken | 44.5 | New |
13 | Skol | 43.0 | 10 |
14 | Nestlé | 40.4 | 15 |
15 | Gillette | 39.6 | 16 |
16 | McDonald’s | 39.4 | 11 |
17 | Vanish | 38.4 | 20 |
18 | Dorflex | 38.2 | New |
19 | Johnnie Walker | 38.1 | 18 |
20 | Nike | 35.6 | New |
“Os investidores valorizam as empresas com base nas percepctivas futuras do negócio e do mercado. Este mercado projeta, com base em evidências, que estamos de fato saindo da crise, e mostram mais uma vez que marcas valiosas saem mais rápido dessa situação– e são um verdadeiro escudo contra crises. É um prêmio para as empresas que souberam acreditar no propósito e no valor das suas marcas que com credibilidade e inovação fogem de mercados commoditizados e agregam um substancial valor aos acionistas” afirma o CEO da KantarVermeer para América Latina.
Fonte: http://convergecom.com.br/tiinside/webinside/25/05/2017/soma-valor-das-marcas-brasileiras-mais-valiosas-cresce-70/