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Três ingredientes de uma marca de franquia consistente
Quando uma empresa parte para a expansão com franquias, via de regra deve ser uma empresa com uma atuação bem sucedida no mercado, com marca registrada e alguns anos de experiência na operação do negócio.
Sua marca pode ser reconhecida ou estar em processo de consolidação e isso depende em grande parte da capilaridade e da imagem que construiu junto ao seu público-alvo.
A atuação no franchising pode gerar um crescimento exponencial e tornar a marca muito forte e valiosa, porém, para que isso aconteça, o empresário deve seguir algumas regras e estratégias inerentes ao segmento.
Foco no Desenvolvimento
Manter o foco no desenvolvimento do negócio, permanentemente. Uma vez no franchising não pode ficar parado no tempo. O negócio tem que se sustentar no mercado, já que dele depende ou vai depender vários outros empreendedores que apostaram e investiram na marca.
Expansão planejada
A expansão e abertura de novas unidades devem ser planejadas em mercados criteriosamente estudados em relação ao potencial de consumo, ao perfil do público-alvo, à capacidade de abastecimento e à atuação da concorrência.
Colocar em seu mapa de expansão mercados com baixo potencial ou que estejam totalmente atendidos pela concorrência, coloca em risco o capital do seu futuro franqueado e também a credibilidade da marca.
Cuidado com os franqueados da rede
No franchising, a marca será cada vez mais forte, na medida em que maior for sua atuação no mercado e no quão melhor for a administração de suas operações, vendendo produtos ou prestando serviços com a excelência que o cliente deseja e com a eficácia que o negócio precisa para ser rentável.
Para isso, a seleção de franqueados deve ser um processo criterioso para que apenas empresários com o perfil ideal para o negócio sejam integrados à rede. Aliada à seleção criteriosa, a capacitação é um item fundamental para que a unidade gere os resultados projetados, remunerando adequadamente o franqueado e a franqueadora.
No franchising, conceitos como “ganha/ganha” e “interdependência” devem ser relembrados e praticados o tempo todo. O franqueado deve ser visto como um parceiro de valor e a consciência de que existe uma forte relação de interdependência é vital para o sucesso da rede, da marca e do negócio.
Por Lyana Bittencourt, editado por Priscila Zuini para Exame.com, publicado em 10/02/2014